SÃO PAULINO DE NOLA
Paulino de Nola (Bordeaux, França, 355 - Nola, 431), nascido Poncio Ancio Meropio é considerado um dos Padres da Igreja do Ocidente. Na sua juventude foi Cônsul,– nasceu naGália (França), exerceu importantes cargos civis até ser batizado. Vendeu seus bens, distribuindo o dinheiro aos pobres, e com sua esposa Terásia passou a viver vida eremítica. Foi ordenado padre em 394 e em 409 bispo de Nola, diocese situada na província de Nápoles, no século V. Foi contemporâneo de Santo Agostinho e é venerado como santo pela Igreja Católica. Sua memória se dá em 22 de Junho.
Governou a Campanha, no sul da Itália, e ficou conhecido pela sua mansidão e sabedoria neste cargo. O início de sua conversão ao cristianismo é fruto do seu contato com a fé simples e intensa do povo desta região. Após a morte de seu filho recém-nascido, decidiu junto com a sua mulher doar os seus bens aos pobres, viver em casta fraternidade e fundar uma comunidade monástica. Sua atividade pastoral ficou marcada pela sua particular atenção para com os pobres, deixando sempre a imagem de autêntico "pastor da caridade". Deixou escritos vários tratados de teologia.
Segundo o Papa Bento XVI a sua conversão "impressionou aos seus contemporâneos, que o reprovavam o desprezo pelos bens materiais e o abandono da sua vocação de literato, ao que Paulino replicava que a sua entrega aos pobres não significava desprezo pelos bens terrenos, mas o contrário, valorizáva-os ainda mais para o fim mais alto da caridade e que "uma nova estética governava a sua sensibilidade: a beleza de Deus encarnado, crucificado e ressuscitado."" (Audiência geral, 12.dez.2007).
SÃO JOÃO FISHER(BISPO,CARDEAL,MÁRTIR E SANTO)
Santo John Fisher, por Hans Holbein, o Jovem
John Fisher (Beverley, Yorkshire, Inglaterra, c. 1469 — Tower Hill, Tyburn, Londres, 22 de junho de 1535) foi Cardeal e Bispo de Rochester, na Inglaterra, durante o reinado de Henrique VIII. É venerado como Mártir e Santo pela Igreja Católica e pela Igreja Anglicana.
Permaneceu em Cambridge, no princípio como diretor de sua faculdade, Miachaelhouse, (mais tarde parte do Trinity College) de 1497 a 1501; depois como vice-reitor da Universidade, de 1501 a 1504 e, a final com uma nomeação vitalícia como reitor, a partir de 1504.
Exerceu uma grande atividade fomentando o humanismo e conseguindo que o humanista holandês Erasmo de Roterdão ensinasse em Cambridge. Não obstante, como eclesiástico, Fisher se opôs de forma enérgica à Reforma, sobretudo às doutrinas de Martinho Lutero.
Bispo de Richmond de 1504 (com direito de participar da Câmara dos Lordes), foi tutor do Príncipe Henrique e e foi nomeado representante da Coroa Inglesa no Concílio Lateranense V (1512).
Em 1527 opôs-se ao plano do rei Henrique VIII, da Inglaterra, de divorciar-se de Catarina de Aragão, de quem era confessor. Lembrou ao Rei que este não poderia desconsiderar a dispensa dada pelo Papa Júlio II para a realização do casamento.
Em 1534 recusou-se, juntamente com o estadista Thomas Morus, a jurar obediência ao "Ato de Supremacia" de Henrique VIII de Inglaterra, por isto foi encarcerado na Torre de Londres juntamente com Thomas Morus. Na prisão, ainda, foi criado Cardeal do Título dos Santos Vital, Valéria, Gervásio e Protásio pelo Papa Paulo III em 17 de Maio de 1535. Um mês depois o novo Cardeal foi submetido a julgamento, e acusado de ato de traição ao negar-se a aceitar Henrique VIII como cabeça da Igreja. Ele está sepultando na Capela Real de São Pedro ad Vincula.
Nasceu em Londres (Inglaterra) A 7 de fevereiro de 1478Filho de John More, Butler Inn Lincoln, um advogado e mais tarde nomeado cavaleiro e juiz da cúria real. Em 1486, após cinco anos de ensino primário na St. Anthony School, considerada a melhor escola de gramática em Londres[carece de fontes?]Também o único livre, foi conduzido de acordo com o costume de boas famílias para Lambeth PalaceOnde atuou como página de cardinal John Morton, Arcebispo de Cantuária e Lord Chanceler Inglaterra.
Aos quatorze anos, Thomas More 1492 entra na Faculdade Canterbury Universidade de OxfordOnde passou dois anos estudando a doutrina escolástica havia ensinado e aperfeiçoando sua retórica. No entanto, mais à esquerda Oxford sem graduar-se dois anos depois e em 1494 ele estudou leis O The New Inn Londres e mais tarde em Inn Lincoln, uma instituição onde seu pai trabalhava. Talvez durante este tempo, ele aprendeu francês, necessário tanto para os tribunais Inglês para trabalho diplomático, juntando-se a linguagem para Inglês e Latim e aprendeu na escola primária.
Em torno de 1497, começou a escrever poesiaCom uma certa ironia que lhe rendeu fama e reconhecimento. Nesta época tem seus primeiros contatos com os precursores RenascimentoSabendo Erasmo de Rotterdam, Que iria construir amizade e John Skelton.
Por 1501 ele se juntou ao Ordem Terceira de São FranciscoVivendo em um convento como um leigo Cartuxo para 1504. Haveria dedicado ao estudo religioso e em torno de 1501, traduzido para o latim e grego comentário epigramas De civitate DeiDe San Augustine. Através dos humanistas ingleses têm contato com Itália. Depois de uma tradução (publicado em 1510) uma biografia de Giovanni Pico della Mirandola escrito por seu sobrinho Gianfrancesco, apaixonou-se a sensação do trabalho que levou para o outro, e, definitivamente, marcar o rumo da sua vida[carece de fontes?].
Deixando a Ordem dos Cartuxos, em 1505, casou-se com Jane Colt nascido no mesmo ano sua filha Margaret, que se tornaria seu discípulo. Tendo deixado a Ordem dos Cartuxos, recebido em leis, as práticas de lei com sucesso, em parte devido à sua preocupação com justiça e equidade, mais tarde, juiz e professor de ações civis Direito.
Em 1506 nasceu sua segunda filha, Elizabeth. Isso se traduz ano para o latim Luciano com Erasmo. Um ano depois nasceu Cecília, sua terceira filha. Thomas More é aposentado e Butler no Inn Lincoln, onde ele fez entre 1511 e 1516 conferências. Em 1509, seu filho João nasceu. Mais está envolvido nos esforços entre as grandes empresas Londres e Antuérpia. Nesse mesmo ano, ele escreveu poemas para a coroação de Henry VIII. Em 1510 foi nomeado membro do parlamento e vicesheriff Londres. Um ano depois, sua esposa morre e ele se casa com Jane Alice Middleton, uma viúva com mais de sete anos Moro e uma filha, Alice.
Em 1513 ele escreve História de King Richard III, Um livro que inspirou o personagem de William Shakespeare.
Em 1515 uma embaixada foi enviada para comercial Flanders. Naquele ano, ele escreveu o segundo livro de Utopia. Um ano mais tarde, ele escreveu o primeiro livro da Utopia e as obras completas estão publicadas em Leuven. Em 1517 enviou para Calais para resolver problemas de negócios. Nomeado Mestre de Pedidos e membro da Real. Em 1520 ajuda Henry VIII escrita Septem assertividade sacramentorum. Mais é condecorado e vice-tesoureiro. Naquele mesmo ano, sua filha Margaret Roper casado William, que foi o primeiro biógrafo de Thomas More.
Em 1524 foi nomeado Administrador da Universidade de Oxford; Em 1525 Administrador da Universidade de Cambridge e Chanceler da Lancaster. Transferiu sua residência para Chelsea e escreve uma carta para Bugenhagen Iohannis defender a supremacia papal. Em 1528 o bispo de Londres permite que você leia livros heréticos para refutá-las.
Em 1530, não assinar a carta de nobres e prelados do papa solicitando o cancelamento do casamento real. Em 1532 ele renunciou ao cargo de chanceler. Em 1534 ele se recusa a assinar o Ato de Supremacia representando o repúdio da supremacia papal. A Lei estabelece condena aqueles que não aceitam e 17 de abril do mesmo ano ele foi preso. Um ano depois, foi decapitado em 06 de julho de 1535.
Moro viajou Europa e foi influenciado por diferentes universidades. De lá, ele escreveu um poema dedicado ao rei, que tinha acabado de tomar posse de seu trono. O trabalho foi ao rei, que fez call, então nasce de uma amizade entre eles. Henry VIII usou a sua diplomacia e tato, confiando algumas missões diplomáticas em países europeus e mais tarde o nomeou para várias acusações menores (tesoureiro, etc.) e, finalmente, Senhor Chanceler, em 1529. Foi o primeiro chanceler estava depois de vários séculos.
Em 1521 foi agraciado com o título de knight (cavaleiro). Em 1524 foi nomeado High Steward (Censor e padrão) da Universidade de Oxford, que tinha sido um estudante. Em 1525 ele também foi nomeado High Steward de Universidade de Cambridge.
O rei insistiu em obter a anulação de seu casamento para se casar novamente para obter o seu desejo por um filho que Catarina de Aragão não podia mais dar. A anulação foi excluído infidelidade e teria permitido que um casamento válido aos olhos da Igreja Católica, legitimando os filhos poderiam ter seu casamento Anne Boleyn e tudo teria sido uma questão irrelevante.
Sucessivas negativas Thomas More a aceitar alguns dos desejos do rei, eventualmente, provocar o ressentimento de Henry VIII, que acabou prendendo Thomas More em Torre de LondresApós a recusa deste último a fazer o juramento que reconhecia Henry VIII como chefe supremo da Igreja da InglaterraApós a ruptura com Roma.
Por fim o juiz ordenou o rei furioso Moro, que em um julgamento sumário foi acusado de alta traição e condenados à morte (ele havia sido condenado à prisão perpétua mais cedo). Outros líderes europeus, como o Papa ou Imperador Carlos VQuem o viu como o melhor pensador da época, pressionou para poupar sua vida e é comutada para prisão perpétua ou exílio, mas sem sucesso e foi decapitado uma semana depois, em 6 de julho de 1535.
Mantido até o final o seu senso de humor, confiando plenamente no Deus misericordioso que iria recebê-lo através do limiar da morte. Quando ele subiu ao cadafalso o carrasco se aproximou nestes termos: "Pode ajudar-me, Porque a perder, eu saberei valérmelas para mim." Então, ajoelhando-se disse: "Note-se que minha barba cresceu na prisão, ou seja, ela tem sido desobediente ao rei, por isso não há necessidade de cortá-la. Permita-me separar. " Finalmente, ea ironia de lado, se dirigiu aos presentes: "Ser eu morrer servo, mas boa do Rei Deus em primeiro lugar"(Eu morrer a ser um bom servidor do rei, mas primeiro de Deus.)
Moro não foi o único que estava no cruzamento de se seguir o King Henry VIII ou a Igreja Romana. O cardeal então recém-nomeado John Fisher também passou pelo mesmo transe; Henry VIII enviou-lhe um chapéu de cardeal, quando Fisher estava na prisão, e também foi executado.
O resto de suas obras variam de retratos de figuras públicas, como o caso do Vida de Pico della Mirandola (Vida de Pico della Mirandola) ou Histórico Richardi Tertii (The History of Richard III), como poemas e epigramas da sua juventude (Epigrammata). Menção significativa em seu trabalho merece diágolos-tratados feitos em defesa da fé tradicional reformadores duramente atacando tanto seculares e religiosos. Entre essas obras estão, por exemplo Anúncio Responsio Lutherum (Resposta a Lutero) Um Diálogo sobre as heresias (A Diálogo sobre a heresia) Confutation a Tyndale Resposta de (Refutação de resposta Tyndale) ou A resposta a um livro Poisoned (Resposta a um livro Poisoned).
Além dos escritos em defesa da Igreja de Roma, também escreveu sobre os aspectos mais espirituais da religião. Assim, são escritos como Tratado sobre a Paixão (Tratado sobre a Paixão de Cristo) Tratado sobre o Corpo Santíssimo (Tratado sobre o Corpo Santo) Instruções e Orações o Tristia Christi (A Agonia de Cristo), este último escrito em sua caligrafia no Torre de LondresNo momento em que foi confinado antes de sua decapitação em 06 de julho de 1535. Este último manuscrito, salvo do confisco decretado por Henrique VIII, passou pela vontade de sua filha Margaret para mãos espanholas e por Frei Pedro de Soto, o confessor do imperador Carlos V, foi a Valencia, Casa de Luis Vives, Um amigo próximo de Moro. Agora preservado na coleção pertencente ao Museu Real Colegio del Corpus Christi Valencia.
Outras obras que escreveu são traduções do latim que fez LucanE várias cartas1 e texto simples: Carta ao Bugenhagen, Súplica das Almas, Carta Contra Frith, A Apologia, O Debellation de Salem e Bizance, Um Diálogo de conforto contra Tribulação, Carta a Martin Dorp, Carta para a Universidade de Oxford, Carta para Edward Lee, Carta a um Monk.
Biografia
Filho de Robert Fisher, rico comerciante, e de sua esposa Agnes, formou-se e conseguiu o doutorado em Teologia na Universidade de Cambridge.Permaneceu em Cambridge, no princípio como diretor de sua faculdade, Miachaelhouse, (mais tarde parte do Trinity College) de 1497 a 1501; depois como vice-reitor da Universidade, de 1501 a 1504 e, a final com uma nomeação vitalícia como reitor, a partir de 1504.
Exerceu uma grande atividade fomentando o humanismo e conseguindo que o humanista holandês Erasmo de Roterdão ensinasse em Cambridge. Não obstante, como eclesiástico, Fisher se opôs de forma enérgica à Reforma, sobretudo às doutrinas de Martinho Lutero.
Vida sacerdotal
Em 17 de dezembro de 1491 foi ordenado sacerdote em York e nomeado vigário de Northallerton. Em 1497 a Condessa Margarida Beaufort de Richmond e Derby, mãe do futuro Henrique VII de Tudor, o elegeu como capelão e confessor pessoal.Bispo de Richmond de 1504 (com direito de participar da Câmara dos Lordes), foi tutor do Príncipe Henrique e e foi nomeado representante da Coroa Inglesa no Concílio Lateranense V (1512).
Em 1527 opôs-se ao plano do rei Henrique VIII, da Inglaterra, de divorciar-se de Catarina de Aragão, de quem era confessor. Lembrou ao Rei que este não poderia desconsiderar a dispensa dada pelo Papa Júlio II para a realização do casamento.
Em 1534 recusou-se, juntamente com o estadista Thomas Morus, a jurar obediência ao "Ato de Supremacia" de Henrique VIII de Inglaterra, por isto foi encarcerado na Torre de Londres juntamente com Thomas Morus. Na prisão, ainda, foi criado Cardeal do Título dos Santos Vital, Valéria, Gervásio e Protásio pelo Papa Paulo III em 17 de Maio de 1535. Um mês depois o novo Cardeal foi submetido a julgamento, e acusado de ato de traição ao negar-se a aceitar Henrique VIII como cabeça da Igreja. Ele está sepultando na Capela Real de São Pedro ad Vincula.
Mártir e Santo
Condenado à morte em 17 de Junho de 1535 foi decapitado cinco dias depois, no dia 22. Foi beatificado em 29 de dezembro de 1886 pelo Papa Leão XIII e canonizado pelo Papa Pio XI em 19 de maio de 1935. Sua festa, juntamente com a de São Thomas Morus, comemora-se no dia 22 de junho na Igreja Católica e em 6 de julho na Igreja Anglicana.
Thomas More (1527) de Hans Holbein, o Jovem. Frick Collection (Nova Iorque)
Thomas More, Conhecido pelo seu nome como castellanización Thomas More e Latino como Thomas Morus (Londres, 7 de fevereiro de 1478 - Londres, 06 de julho de 1535), Era um pensador, teólogo, político, humanista e escritor Inglês, Que também foi poeta, tradutor, Lord Chancellor Henry VIII, professor de Direito, juiz, negócios e civil advogado. Sua obra mais famosa é Utopia que busca relacionar a organização de uma sociedade ideal, baseada em uma nação insular, na forma do mesmo nome. Além disso, mais foi um grande crítico do Reforma Protestante e, em particular, Martin Luther e William Tyndale.
Em 1535 Foi julgado pelo Rei Henry VIIIAcusado de alta traição não fazer o juramento em frente antipapist o surgimento de Igreja Anglicana, Recusar o divórcio com a rainha Catarina de AragãoOu aceitar o Ato de Supremacia, Declarando o rei como chefe desta nova igreja. Ele foi condenado e receberam sentenças. Ele permaneceu na prisão em Torre de Londres ser decapitado em 06 de julho do mesmo ano. Moro foi beato em 1886 canonizado em 1935, juntamente com John FisherPelo Igreja Católica, Que o considera um santo e mártir. Por seu lado, a Igreja Anglicana considerado um mártir Reforma ProtestanteIncluindo-a em 1980 em sua lista de santos e heróis cristãos.Biografia |
Aos quatorze anos, Thomas More 1492 entra na Faculdade Canterbury Universidade de OxfordOnde passou dois anos estudando a doutrina escolástica havia ensinado e aperfeiçoando sua retórica. No entanto, mais à esquerda Oxford sem graduar-se dois anos depois e em 1494 ele estudou leis O The New Inn Londres e mais tarde em Inn Lincoln, uma instituição onde seu pai trabalhava. Talvez durante este tempo, ele aprendeu francês, necessário tanto para os tribunais Inglês para trabalho diplomático, juntando-se a linguagem para Inglês e Latim e aprendeu na escola primária.
Em torno de 1497, começou a escrever poesiaCom uma certa ironia que lhe rendeu fama e reconhecimento. Nesta época tem seus primeiros contatos com os precursores RenascimentoSabendo Erasmo de Rotterdam, Que iria construir amizade e John Skelton.
Por 1501 ele se juntou ao Ordem Terceira de São FranciscoVivendo em um convento como um leigo Cartuxo para 1504. Haveria dedicado ao estudo religioso e em torno de 1501, traduzido para o latim e grego comentário epigramas De civitate DeiDe San Augustine. Através dos humanistas ingleses têm contato com Itália. Depois de uma tradução (publicado em 1510) uma biografia de Giovanni Pico della Mirandola escrito por seu sobrinho Gianfrancesco, apaixonou-se a sensação do trabalho que levou para o outro, e, definitivamente, marcar o rumo da sua vida[carece de fontes?].
Deixando a Ordem dos Cartuxos, em 1505, casou-se com Jane Colt nascido no mesmo ano sua filha Margaret, que se tornaria seu discípulo. Tendo deixado a Ordem dos Cartuxos, recebido em leis, as práticas de lei com sucesso, em parte devido à sua preocupação com justiça e equidade, mais tarde, juiz e professor de ações civis Direito.
Em 1506 nasceu sua segunda filha, Elizabeth. Isso se traduz ano para o latim Luciano com Erasmo. Um ano depois nasceu Cecília, sua terceira filha. Thomas More é aposentado e Butler no Inn Lincoln, onde ele fez entre 1511 e 1516 conferências. Em 1509, seu filho João nasceu. Mais está envolvido nos esforços entre as grandes empresas Londres e Antuérpia. Nesse mesmo ano, ele escreveu poemas para a coroação de Henry VIII. Em 1510 foi nomeado membro do parlamento e vicesheriff Londres. Um ano depois, sua esposa morre e ele se casa com Jane Alice Middleton, uma viúva com mais de sete anos Moro e uma filha, Alice.
Em 1513 ele escreve História de King Richard III, Um livro que inspirou o personagem de William Shakespeare.
Em 1515 uma embaixada foi enviada para comercial Flanders. Naquele ano, ele escreveu o segundo livro de Utopia. Um ano mais tarde, ele escreveu o primeiro livro da Utopia e as obras completas estão publicadas em Leuven. Em 1517 enviou para Calais para resolver problemas de negócios. Nomeado Mestre de Pedidos e membro da Real. Em 1520 ajuda Henry VIII escrita Septem assertividade sacramentorum. Mais é condecorado e vice-tesoureiro. Naquele mesmo ano, sua filha Margaret Roper casado William, que foi o primeiro biógrafo de Thomas More.
Em 1524 foi nomeado Administrador da Universidade de Oxford; Em 1525 Administrador da Universidade de Cambridge e Chanceler da Lancaster. Transferiu sua residência para Chelsea e escreve uma carta para Bugenhagen Iohannis defender a supremacia papal. Em 1528 o bispo de Londres permite que você leia livros heréticos para refutá-las.
Em 1530, não assinar a carta de nobres e prelados do papa solicitando o cancelamento do casamento real. Em 1532 ele renunciou ao cargo de chanceler. Em 1534 ele se recusa a assinar o Ato de Supremacia representando o repúdio da supremacia papal. A Lei estabelece condena aqueles que não aceitam e 17 de abril do mesmo ano ele foi preso. Um ano depois, foi decapitado em 06 de julho de 1535.
Vida pública
Membro do Parlamento desde 1504, foi eleito vice-prefeito e juiz na cidade de Londres, e contra algumas medidas Henry VII. Com o advento da Henry VIII, Protector do humanismo e da ciência, Moro entrou ao serviço do rei e tornou-se um membro do seu Conselho Privado.Moro viajou Europa e foi influenciado por diferentes universidades. De lá, ele escreveu um poema dedicado ao rei, que tinha acabado de tomar posse de seu trono. O trabalho foi ao rei, que fez call, então nasce de uma amizade entre eles. Henry VIII usou a sua diplomacia e tato, confiando algumas missões diplomáticas em países europeus e mais tarde o nomeou para várias acusações menores (tesoureiro, etc.) e, finalmente, Senhor Chanceler, em 1529. Foi o primeiro chanceler estava depois de vários séculos.
Em 1521 foi agraciado com o título de knight (cavaleiro). Em 1524 foi nomeado High Steward (Censor e padrão) da Universidade de Oxford, que tinha sido um estudante. Em 1525 ele também foi nomeado High Steward de Universidade de Cambridge.
Condenação e morte
Rei Henry VIII desentendeu-se com Thomas More, devido à divergências surgiram quanto à validade de seu casamento com sua esposa Catarina de Aragão Thomas, como chanceler, com o apoio. Henry VIII pediu ao Papa para conceder a anulação de seu casamento com Catarina de Aragão e sua recusa levou à ruptura entre a Inglaterra ea Igreja Católica Romana e da nomeação do rei como chefe da Igreja da Inglaterra.O rei insistiu em obter a anulação de seu casamento para se casar novamente para obter o seu desejo por um filho que Catarina de Aragão não podia mais dar. A anulação foi excluído infidelidade e teria permitido que um casamento válido aos olhos da Igreja Católica, legitimando os filhos poderiam ter seu casamento Anne Boleyn e tudo teria sido uma questão irrelevante.
Sucessivas negativas Thomas More a aceitar alguns dos desejos do rei, eventualmente, provocar o ressentimento de Henry VIII, que acabou prendendo Thomas More em Torre de LondresApós a recusa deste último a fazer o juramento que reconhecia Henry VIII como chefe supremo da Igreja da InglaterraApós a ruptura com Roma.
Por fim o juiz ordenou o rei furioso Moro, que em um julgamento sumário foi acusado de alta traição e condenados à morte (ele havia sido condenado à prisão perpétua mais cedo). Outros líderes europeus, como o Papa ou Imperador Carlos VQuem o viu como o melhor pensador da época, pressionou para poupar sua vida e é comutada para prisão perpétua ou exílio, mas sem sucesso e foi decapitado uma semana depois, em 6 de julho de 1535.
Mantido até o final o seu senso de humor, confiando plenamente no Deus misericordioso que iria recebê-lo através do limiar da morte. Quando ele subiu ao cadafalso o carrasco se aproximou nestes termos: "Pode ajudar-me, Porque a perder, eu saberei valérmelas para mim." Então, ajoelhando-se disse: "Note-se que minha barba cresceu na prisão, ou seja, ela tem sido desobediente ao rei, por isso não há necessidade de cortá-la. Permita-me separar. " Finalmente, ea ironia de lado, se dirigiu aos presentes: "Ser eu morrer servo, mas boa do Rei Deus em primeiro lugar"(Eu morrer a ser um bom servidor do rei, mas primeiro de Deus.)
Moro não foi o único que estava no cruzamento de se seguir o King Henry VIII ou a Igreja Romana. O cardeal então recém-nomeado John Fisher também passou pelo mesmo transe; Henry VIII enviou-lhe um chapéu de cardeal, quando Fisher estava na prisão, e também foi executado.
Obras
Sua obra-prima foi Utopia (1516), que aborda os problemas sociais da humanidade, e que ganhou o reconhecimento de todos os estudiosos da Europa. Uma de suas inspirações foi seu amigo íntimo Erasmo de Rotterdam. A escrita durante uma das tarefas atribuídas pelo rei Antuérpia.O resto de suas obras variam de retratos de figuras públicas, como o caso do Vida de Pico della Mirandola (Vida de Pico della Mirandola) ou Histórico Richardi Tertii (The History of Richard III), como poemas e epigramas da sua juventude (Epigrammata). Menção significativa em seu trabalho merece diágolos-tratados feitos em defesa da fé tradicional reformadores duramente atacando tanto seculares e religiosos. Entre essas obras estão, por exemplo Anúncio Responsio Lutherum (Resposta a Lutero) Um Diálogo sobre as heresias (A Diálogo sobre a heresia) Confutation a Tyndale Resposta de (Refutação de resposta Tyndale) ou A resposta a um livro Poisoned (Resposta a um livro Poisoned).
Além dos escritos em defesa da Igreja de Roma, também escreveu sobre os aspectos mais espirituais da religião. Assim, são escritos como Tratado sobre a Paixão (Tratado sobre a Paixão de Cristo) Tratado sobre o Corpo Santíssimo (Tratado sobre o Corpo Santo) Instruções e Orações o Tristia Christi (A Agonia de Cristo), este último escrito em sua caligrafia no Torre de LondresNo momento em que foi confinado antes de sua decapitação em 06 de julho de 1535. Este último manuscrito, salvo do confisco decretado por Henrique VIII, passou pela vontade de sua filha Margaret para mãos espanholas e por Frei Pedro de Soto, o confessor do imperador Carlos V, foi a Valencia, Casa de Luis Vives, Um amigo próximo de Moro. Agora preservado na coleção pertencente ao Museu Real Colegio del Corpus Christi Valencia.
Outras obras que escreveu são traduções do latim que fez LucanE várias cartas1 e texto simples: Carta ao Bugenhagen, Súplica das Almas, Carta Contra Frith, A Apologia, O Debellation de Salem e Bizance, Um Diálogo de conforto contra Tribulação, Carta a Martin Dorp, Carta para a Universidade de Oxford, Carta para Edward Lee, Carta a um Monk.
Nenhum comentário:
Postar um comentário