domingo, 24 de julho de 2011

DIA 20/07 É DIA DA "SANTA MARGARIDA DE ANTIOQUIA"

Margarida de Antioquia 

 Santa Margarida 

Margarida (Antioquia de Pisidia, 275 — 20 de julho de 290), era orfã de mãe e seu pai era um sacerdote pagão, logo, foi criada segunda as crenças do pai e não teria nenhuma possibilidadede conhecer ou se aproximar de Deus, virar uma cristã. Mas algo acontece, o pai de Margarida confia a educação da filha à uma ama que era uma forte seguidora do catolicismo, o que, como primeiro fator, leva Margarida a uma vida de santidade, a um caminho diferente. 

Margarida cresce e se dedica cada vez mais a Cristandade, e começa a participar de cultos cristãos, o que chama a atenção do pai que também nota que a filha já não participava mais dos cultos aos deuses que seu pai fazia frequentemente. Logo depois outras pessoas notam a diferença de Margarida e que acabam comentando com seu pai. 

Quando o pai se encontra com Margarida, exige a filha para que abandonasse o cristianismo, pois se não cumprisse a ordem do pai sofreria um castigo muito severo, seria levada a força para o campo, para trabalhar ao lado de escravos. A jovem recusa a ordem do pai, que vendo a filha, mesmo com o castigo imposto, não se consente. O pai, furioso, leva a filha para o prefeito local, para ser julgada por ser cristã ou por frequentar cultos cristãos. 

Foi levada à presença de um juiz e de um prefeito, e diante dos dois, se negou continuadamente a abandonar a fé cristã. Enfrentou horas de torturas psicológicas e logo depois torturas físicas. A jovem teve o corpo colocado sob uma grade e que teria sido rasgado por ganchos em várias partes do corpo e depois liberada. 

Em dias seguintes, não apresentava um único arranhão no corpo. Novamente, Margarida é levada ao prefeito local, que à condena novamente, e ele determina para que ela fosse assada viva em cima de uma chapa quente. Com tantos sofrimentos a jovem comove a todos, e até mesmos os carrascos que pedem para que a jovem Margarida tivesse sua pena diminuida. Mas mesmo assim Margarida não demostrou nenhum sinal de sofrimento ou de dor, e a morte não a abalou. 

Diz uma antiga tradição que no carcere que Margarida se encontrava, teria sido visitada por satanás, que aparece em forma de um dragão, que acaba a engolindo. Mas Margarida consegue sair do ventre do dragão, mostrando um grande crucifixo que levava nas mãos. Ao sair do ventre do dragão ela é jogada num rio gelado. Quando ela sai deste rio com as correntes nos braços cortadas e outra vez não apresentando um só sinal de tortura. Muitas pessoas ao verem Margarida, se ajoelham diante dela e se convertem ao Cristianismo, mas logo o prefeito recebe a informação de que Margarida teria conseguido sobreviver e manda decapita-la. 

Margarida morre no dia 20 de julho de 290, com apenas quinze anos de idade. Seu corpo foi enterrado por cristão convertidos, em um local seguro e passa a ser venerada por todo o Oriente. Como uma martir que preferiu dar sua vida a Deus, do que aceitar o que as pessoas consideravam certo na época. 

A história da Santa chega a Itália, e logo se torna um dos Catorze Santos Auxiliadores, Santos que o povo cristão recorre, pedindo a intercessão em momentos mais difíceis.

Nenhum comentário: