Amabile Lucia Visintainer
Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus

Nascimento 16 de dezembro de 1865 em
Vigolo Vattaro

Falecimento 9 de julho de 1942 (76 anos) em
São Paulo, Brasil

Veneração por Igreja Católica
Beatificação 18 de Outubro de 1991, Florianópolis, Brasil por: Papa João Paulo II
Canonização 19 de maio de 2002, Vaticano por: Papa João Paulo II
Principal templo Santuário Santa Paulina, em Nova Trento, Brasil
Festa litúrgica 9 de Julho
"Não desanimeis nunca, embora venham ventos contrários."
Santa Paulina
Amabile Lucia Visintainer, hoje Santa Paulina, (Vigolo Vattaro, 16 de dezembro de 1865 — São Paulo, 9 de julho de 1942) foi uma religiosa ítalo-brasileira canonizada em 19 de Maio de 2002 pelo Papa João Paulo II.
Filha de Napoleone Visintainer e Anna Pianese, nasce numa família de poucas posses que em 1875 emigra para o Brasil como muitos outros trentinos, estabelecendo-se na localidade catarinense de Nova Trento.
Desde muito cedo, actuante nos serviços religiosos da sua paróquia, emite os votos em 1895 e torna-se Irmã Paulina do Coração Agonizante de Jesus. Amábile dá início à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição,na atual Irmandade Santa Casa de Bragança Paulista, . Em 1903 deixa Nova Trento e, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, ocupa-se de crianças órfãs e de ex-escravos abandonados.
A partir de 1918 passa a ter uma vida muito reservada, dedicando-se à oração e à vida contemplativa. Em 1938 já demonstrava sérios problemas de saúde causados pela diabetes até que lhe foi amputado o braço direito. Passou os últimos meses de sua vida cega, vindo a falecer em 9 de julho de 1942.
Santuário de Santa Paulina, localizado em Nova Trento, SC, vista da rampa de acesso ao santuáro.
Em 18 de Outubro de 1991 foi beatificada pelo Papa João Paulo II por ocasião da sua visita a Florianópolis. Foi por fim canonizada em 19 de maio de 2002 pelo mesmo Papa, recebendo oficialmente o nome de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário