domingo, 7 de agosto de 2011

DIA 07/08 É DIA DE "SISTO II,PAPA" E "SÃO CAETANO THIENE"

Papa Sisto II 

Sisto II
24º papa
Nome de nascimento Xystus 
Nascimento Atenas, 215 
Eleição 30 de Agosto de 257 
Fim do pontificado 6 de Agosto de 258 
Antecessor Estêvão I 
Sucessor Dionísio 
Listas dos papas: cronológica · alfabética 

Papa Sisto II (em latim, Sistus) foi o vigésimo quarto Papa, de 30 de Agosto de 257 até 6 de Agosto de 258. Ele morreu como mártir, durante a perseguição do Imperador Valeriano. 
Sisto II procurou unir a igreja cristã em torno dos sacramentos e da palavra de Deus. Perdoou os delatores, fortaleceu o espírito dos condenados pelo "crime capital de professar a fé em Jesus Cristo". Reatou as relações com os bispos africanos e da Ásia Menor, interrompidas pela controvérsia sobre o baptismo dos hereges. Efetuou o translado dos restos de São Pedro e São Paulo. 
Sisto foi decapitado enquanto efetuava a cerimônia da consagração do pão, como fizera Jesus Cristo, encontrando a morte junto com muitos fiéis e inúmeros ministros sacramentados. Ele e os mátiris que o acompanharam são lembrados no dia 7 de Agosto. 
  

Caetano de Thiene 

São Caetano de Thiene 
Apoteose de São Caetano, por Francesco Solimena
Festa litúrgica 7 de Agosto
Padroeiro: da cidade de São Caetano do Sul ,jacuípe-AL ,Cipotânea-MG e Brasópolis-MG 

 Igreja São Caetano no bairro Boca do Monte em Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. 
São Caetano de Thiene (1° de Outubro de 1480 - 7 de Agosto de 1547), nasceu em Vicenza, então parte da República Veneziana. Os pais de Caetano eram Gaspar, Conde de Thiene e Maria Porto. 
Predisposto à piedade por causa de sua mãe, ele estudou Direito em Pádua, recebendo seu grau como utriusque Juris Doctor (ou seja, em direito civil e canônico), aos 24 anos. Em 1506 ele trabalhou como diplomata para o Papa Julius II com quem ele ajudou a conciliar a República de Veneza. Mas ele não foi ordenado sacerdote até o ano de 1516. 
Recorde de Vicenza, no ano seguinte da morte de sua mãe, ele fundou um hospital de incuráveis para lá. Seus interesses eram tão ou mais voltados para a cura espiritual do que ao corpo. Ele formou um grupo que combinava o espírito de monaquismo com os exercícios do ministério ativo. A morte do Papa Júlio em 1523 levou-o a se retirar do Tribunal do Papa, fundando uma ordem com base nesses ideais, "o Oratório do Amor Divino". 
Esta nova congregação foi erigida canonicamente pelo Papa Clemente VII no ano de 1524. Um de seus quatro companheiros era Giovanni Pietro Carafa, o Bispo de Chieti, eleito primeiro superior da ordem, que mais tarde se tornou o Papa Paulo IV. A partir do nome da cidade de Chieti (em Latim: Theate), surgiu o nome pelo qual a ordem é conhecida, os "Teatinos". A ordem cresceu num ritmo bastante lento: havia apenas doze teatinos durante o saque de Roma em 1527. Esse evento é dito ter visto eles assediado por forças anticatólicas, fazendo com que eles fugissem para Veneza, onde Caetano conheceu São Jerônimo Emiliani, a quem ajudou na criação de sua Congregação dos Clérigos Regulares. Em 1533 ele fundou uma casa em Nápoles, que ajudou aqueles que pretendiam verificar os avanços do luteranismo. O ano de 1540 encontrou-se novamente em Veneza e de lá ele estendeu seu trabalho para Verona. 
Caetano de Thiene é também o padroeiro da cidade paulista de São Caetano do Sul, fundada por imigrantes italianos.

Nenhum comentário: