domingo, 4 de setembro de 2011

DIA 04/09 É DIA DE "SANTA ROSÁLIA"

Santa Rosália 

Santa Rosália - ícone votivo 

Santa Rosália, em siciliano "Santa Rusulìa", nascida Rosalia Sinibaldi (1130 — 1156) foi uma nobre virgem de Palermo (Sicília) tornada santa da Igreja Católica. O nome Rosália resulta da contração dos nomes "Rosa" e "Lilia" (Lirium). Segundo a tradição católica, pertencia a uma nobre família normanda, descendente de Carlos Magno. Era filha de Sinibaldo, senhor de Quisquina e Rose, na província de Agrigento, então chamada Girgenti. Viveu na corte de Rogério II, até retirar-se como eremita em uma gruta no Monte Pelegrino, nas proximidades de Palermo, onde morreu. 
A reverência a Santa Rosália é documentado desde 1196. Promovido pelos Beneditinos, já no século XIII era bastante difundido. É tida como protetora contra doenças infecciosas. 
Segundo a lenda, em 1624 "salvou" Palermo da peste. Naquele ano, grassava uma terrível epidemia na cidade, quando a "santa apareceu em sonho" a um caçador e indicou-lhe onde estariam seus restos mortais, ordenando que fossem levados em procissão. O caçador obedeceu e, segundo esta lenda, a epidemia "cessou". Desde então, seria venerada como santa padroeira de Palermo - "desbancando" Santa Cristina, Santa Olívia, Santa Ninfa e Santa Ágata. Um santuário foi edificado na gruta onde seus restos mortais foram encontrados. 

Imagem de Santa Rosália 

É chamada "a Santuzza" (a santinha), pelos palermitanos. 

Anualmente acontece em Palermo a sua celebração, denominada Festino di Santa Rusulia, na noite de 14 para 15 de julho, sendo uma grande festa religiosa na cidade. Também no dia 4 de Setembro mantém-se a tradição de caminhar, com os pés descalços, de Palermo até o Monte Pelegrino. 

Nenhum comentário: