domingo, 4 de setembro de 2011

DIA 06/09 É DIA DE "SÃO ZACARIAS"

São Zacarias 

São Zacarias nasceu em Galaad, pertencente a tribo de Levi. Zacarias cujo nome significa \"o Senhor lembra, é o profeta mais citado no Novo Testemento, depois de Isaías, penúltimo dos profetas menores, foi chamado ao ministério profético no mesmo ano de Ageu 520. O seu mistério durou provavelmente até o término da construção do Templo de Jerusalém, tema das suas exortações. Mediante visões e parábolas, anuncia o convite de Deus à penitência, condição para que se realizem as promessas: \"Assim fala o Senhor dos exércitos: Convertei-vos a mim, e eu me voltarei a vós.\" Sua caracteristica é o messianismo, suas profecias referem-se ao futuro do povo Israel, futuro próximo, tempo de benevolência do Senhor para com Israel.

Zacarias põe em evidência o caráter espiritual do novo Israel, a sua santidade, realizada progressivamente, ao lado da reconstrução material, ação divina nesta obra de santificação atingirá a sua plenitude com o reino do Messias. Este renascimento é fruto do amor de Deus e da sua onipotência: \"Eis que eu libertarei o meu povo. Reconduzi-lo-ei para habitar em Jerusalém: será o meu povo e eu serei o seu Deus, na fidelidade e na justiça.\" Será um tempo de paz e de alégria e as injustiças serão eliminadas da face da terra.

Zacarias teria feito muitos prodígios, acompanhado-os com profecias de conteúdo apocalíptico. Morreu muito velho e, provavelmente, foi sepultado ao lado do túmulo de Ageu.

São Zacarias, rogai por nós.

Nenhum comentário: